Hospital Regional de Castanhal faz campanha de doação de sangue

Hospital Regional de Castanhal faz campanha de doação de sangue
Fundação Hemopa é parceira da campanha — Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

Por dia, segundo dados da unidade de saúde, são realizados, em média, 20 procedimentos cirúrgicos no local. Campanha busca aumentar o estoque de bolsas de sangue.

Nesta terça (30) e quarta-feira (31), das 8 às 12h, o Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) promove a campanha “Vamos salvar vidas hoje? Doe sangue”. A ação é realizada em parceria com o Hemopa Castanhal, que montou um posto de coleta no hospital.

O objetivo é abastecer os estoques de sangue do Hemopa Castanhal e consequentemente atender ao hospital, que realiza um grande número de cirurgias de alta complexidade. Por dia, segundo dados da unidade, são realizados, em média, 20 procedimentos cirúrgicos no local.

O Hemopa disponibiliza mensalmente cerca de 300 bolsas para o HRPC. “Desde o ano passado, quando o Regional implantou novos serviços e com isso aumentou o número de cirurgias e ainda com a agência transfusional, o número de bolsas de sangue que são destinadas ao hospital aumentou de forma significante e por isso precisamos captar doadores para suprir a necessidade do HRPC e do próprio hemocentro”, explicou a assistente social do Hemopa, Anaidis Tavares.

O hemocentro de Castanhal recebe cerca de 800 doações mensais e tem a responsabilidade da cobertura transfusional de 48 municípios da região nordeste do Pará, além de duas Agências Transfusionais (AT), em Bragança e Paragominas.

Quem pode doar?

Para doar o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Fonte: G1 Pará