Tragédia em Muaná: Peixe-boi é encontrado morto em área de naufrágio que contaminou rio com óleo diesel na Ilha do Marajó

Tragédia em Muaná: Peixe-boi é encontrado morto em área de naufrágio que contaminou rio com óleo diesel na Ilha do Marajó
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um peixe-boi foi encontrado morto nas margens do rio Cajuuba, mesmo local onde uma balsa que transportava um caminhão com óleo diesel naufragou durante o último domingo (7), na cidade de Muaná, arquipélago do Marajó, no Pará.

 

Em comunicado, a Prefeitura de Muaná informou que o peixe-boi encontrado morto já apresentava sinais de decomposição e vestígios de ferimentos.

 

Equipes da Marinha do Brasil estiveram no local após o naufrágio e foi comprovado que havia indícios de poluição na região. A prefeitura de Muaná informou que está fazendo um levantamento preliminar dos estragos, mas até o momento cerca de 500 famílias foram atingidas pelos efeitos do óleo na água.

 

A Polícia Civil informou que abriu o inquérito para investigar as circunstâncias do naufrágio e que representantes da empresa e o comandante prestaram depoimentos.

 

Em nota, a empresa responsável pelo caminhão informou que está se mobilizando para remover a embarcação do fundo do rio e que está realizando um levantamento na região.

"Contratamos uma empresa especializada sediada no Estado do Pará para pronta resposta às medidas de segurança ambiental e à comunidade local", informou a Cidade Transportes.

A empresa responsável pelo caminhão também vai realizar a instalação de bóias e mantas de contenção como medida de mitigação dos impactos de vazamento de óleo diesel no local.

 

Sobre o naufrágio, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade informou que a inspeção realizada no local do acidente constatou, até o momento, o vazamento do óleo do motor da embarcação e não do tanque do caminhão.

 

A Semas também informou que vai adotar procedimentos administrativos para a responsabilização da empresa Cidade Transportes, responsável pela balsa e pelo caminhão, que tem Licença de Operação regular válida até 2025. Em relação ao animal encontrado morto, a causa é investigada.

 

Sobre o naufrágio

 

O acidente ocorreu próximo ao porto de Muaná e a carga com óleo era para abastecer o gerador de energia do município. Os tripulantes que estavam na balsa foram resgatados por outras embarcações que estavam no local. Ninguém ficou ferido.

 

Uma equipe de inspetores navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental esteve no local, onde ocorreu o acidente, para investigar o caso, além de prestar o apoio necessário para reduzir possíveis impactos. A capitania informou também que deve instaurar inquérito administrativo.

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) disse que uma equipe já foi enviada ao local para investigar o caso. Se comprovado o vazamento, a empresa responsável pela carga deve ser responsabilizada.

 

 

Por É Notícia Marajó com informações de O Liberal