Em Salinas, Corpo de Bombeiros intensifica prevenção balneária na Operação Carnaval

Em Salinas, Corpo de Bombeiros intensifica prevenção balneária na Operação Carnaval
Em Salinas, Corpo de Bombeiros intensifica prevenção balneária na Operação Carnaval

De acordo com a Corporação, neste feriadão, já foram atendidos 35 casos referentes a acidentes com animais marinhos, sem gravidades

Para quem escolheu aproveitar o feriado de carnaval curtindo as praias do município de Salinópolis, nordeste paraense, a tranquilidade e a segurança estão garantidas, por meio das ações da ‘Operação Carnaval’ deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com os órgãos do sistema de segurança, como o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) que têm efetivo reforçado nas praias com 63 militares até esta quarta-feira (14). 

As equipes do CBMPA atuam em várias frentes de trabalho, como: proteção balneária com a presença dos guarda-vidas às margens da praia, reforçando a orientação aos banhistas, além de equipes para atendimento pré-hospitalar em caso de acidentes com animais marinhos, por exemplo; e também dos militares que atuam na frente carnaval de rua, junto as outras forças de segurança. A Defesa Civil também está realizando identificação de crianças com pulseiras (também com os nomes dos responsáveis), em caso de perda na praia. O trabalho conta com uma viatura de resgate, para eventual atendimento urgente. 

De acordo com os relatórios das equipes que estão atuando na praia da Atalaia, até o final da manhã de segunda-feira (12), foram realizados 35 atendimentos pré-hospitalares nos postos instalados ao longo da praia. Todos referentes a acidentes com animais marinhos, sem necessidade de ser conduzido a hospitais.

Planejamento 

Secretário adjunto Operacional da Segup, Luciano de Oliveira destaca que as ações dos bombeiros estão dentro do planejamento elaborado com a Segup e demais instituições, para que a segurança e tranquilidade sejam mantidas durante todo o período da Operação Carnaval, principalmente em localidades como Salinas, em que muitas famílias vão em busca desse tipo de lazer, que é curtir as praias.

“Felizmente, até agora estamos com um feriado prolongado bem tranquilo em Salinas. Naturalmente, nesse período, é um local para quem procura mais tranquilidade, no entanto não podemos deixar de reforçar a segurança, e principalmente o trabalho dos bombeiros na prevenção balneária. Não tivemos nenhum registro de incidentes graves, e vamos permanecer atuando para que as pessoas possam se divertir, descansar com tranquilidade e segurança, seja nas praias, balneários e estradas, tendo a garantia de que as forças de segurança estão de prontidão”, assegurou Luciano de Oliveira.

Integrando umas das equipes de serviço na praia do Atalaia, o Tenente Lobato, explicou que a atuação principal no município é a prevenção balneária. “Nossa missão principal aqui, é o serviço de segurança ao banhista, às pessoas que frequentam as praias, evitando principalmente a questão dos afogamentos. Entretanto, nós sabemos que na praia nós temos diversos riscos, em que devemos ter muita atenção, que seriam áreas de pedras onde pessoas podem cair  e ter ferimentos profundos, além disso, temos riscos também de acidentes com animais marinhos, como arraia, bagre, a água viva e as caravelas. Então tendo em vista esses riscos, estamos sempre orientando as pessoas com os cuidados ao entrar na água, mas também temos aqui um posto de atendimento com materiais pré-hospitalar, justamente para atender qualquer tipo de ocorrência que tiver nesse meio e para que possamos dar aquele primeiro suporte à população”, explicou Lobato. 

O tenente complementou também sobre o preparo para casos de resgate. “Temos aqui também nossa base, uma unidade de resgate do bombeiro, que é uma viatura totalmente equipada com materiais de suporte avançado e que podem atender demandas e deslocar com as vítimas mais graves para o hospital. Nós sabemos que a nossa praia tem a característica de ser uma praia rasa, entretanto nós temos valões que são locais de profundidade em que quando a maré está cheia, ela faz uma corrente de retorno em que ela joga a pessoa para fora do oceano, para longe do mar. E essas áreas desses valões são muito perigosas e normalmente é lá que acontece os afogamentos e nós precisamos fazer as orientações e demarcações nessas áreas para evitar os afogamentos”, afirmou. 

Principais cuidados 

A equipe que está de prontidão no local, segue com as ações dentro do planejamento da Operação Carnaval até a próxima quarta-feira (14), e ressalta algumas dicas de prevenção nas praias, entre as principais estão: preferir banhos apenas em áreas protegidas por guarda-vidas, que podem ser identificadas pelas bandeiras de cor vermelha sobre amarelo; respeitar a sinalização, as bandeiras e orientações dos guarda-vidas, evitando entrar no mar próximo a pedras, estacas e píeres; atenção constante com as crianças, identificando nos postos dos bombeiros com pulseiras que contenham nome e telefone dos responsáveis; evitar ficar na água com presença de chuvas fortes ou trovoadas, entre outras.

Fonte: Agencia Pará