Belém | Indígenas | COP 30

Belém | Indígenas | COP 30
Foto: Bruno Cecim

Encerrou no último domingo, dia 21, a "I Semana dos Povos Indígenas" com a "Marcha em Defesa da Terra em Prol do Clima - Rumo à COP 30". O ponto de encontro foi na escadinha da Presidente Vargas e o trajeto seguiu até o Complexo Feliz Lusitânia. Estiveram presentes no evento o governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan, a ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, e a secretária de Estado dos Povos Indígenas, Puyr Tembé.

O governador Helder Barbalho comentou: "Entendemos que a COP em Belém será a maior mobilização de sociedade civil de todas as COPs. Fazer um chamamento à participação popular é fundamental. O chamamento à participação popular, para poder termos aqui indígenas e não indígenas. Poder chamar os povos da floresta, do campo, das cidades e neste momento de caminhada, nós queremos cada vez mais fazer com que o planeta possa nos ouvir, nos ver, nos enxergar e debater conosco as soluções do meio ambiente a partir das soluções da floresta. Soluções que passem por olhar pelo meio ambiente e olhar pelas pessoas".

 

Durante o evento, a ministra Sônia Guajajara ressaltou a relevância dos conhecimentos indígenas na região amazônica, destacando sua projeção global: "Essa caminhada acaba intensificando ainda mais o que aconteceu aqui na capital, na semana em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas. O Pará organizou esse momento com a participação de todos os povos, a qual é uma prévia também para o acampamento Terra Livre, que será em Brasília e começará na segunda-feira, 22. São lutas que se somam, que se fortalecem pelos direitos dos povos indígenas, pelo chamado à COP 30, pelo reconhecimento dos povos indígenas como guardiões e pelo papel que a gente exerce pela proteção do meio ambiente". Segundo a secretária dos Povos Indígenas, o evento deste domingo representa não apenas uma mobilização e articulação, mas também uma conscientização crescente em Belém, na região metropolitana do Pará, na Amazônia e em todo o Brasil sobre os acontecimentos globais.

 

Xawän Xikrin, uma jovem liderança indígena de Parauapebas, também participou das atividades. Ela disse: "Viemos para mostrar nossa tradição, nossa cultura, a resistência, a luta, que não é de hoje. Nossa preocupação é cuidar do nosso meio ambiente, da floresta, dos rios, da terra, precisamos preservar a nossa biodiversidade".

Pelo menos 400 representantes de diversas etnias indígenas e aliados da causa participaram da I Semana dos Povos Indígenas, com o tema "Emergência climática: povos indígenas chamam para a cura da Terra", com programações durante os dias 18, 19, 20 e 21 de abril.

Fonte: Agência Pará