Portel | Aquafest | Turismo

Portel | Aquafest | Turismo
Foto: Divulgação

Aconteceu nos últimos dias 20 e 21, em Portel, no Marajó, a quinta edição do Aqua Fest, um projeto de valorização dos esportes aquáticos e turismo que reúne programações como competições esportivas, demonstrações e shows. Este ano houve apresentações não competitivas de canoa havaiana e flyboard, junto com eventos competitivos como triátlon, natação em águas abertas e corridas de jet-ski, de canoas (amazônicas), caiaques e de rabetas.

A iniciativa começou com o programa Navegar, inspirado no projeto do ex-ministro do Esporte Lars Grael, que tinha como objetivo introduzir a canoagem para jovens estudantes. Posteriormente rebatizado como Pará Aquático (e mais tarde como Rios de Talentos), trouxe para o município 10 caiaques do modelo K1 feitos de fibra, completos com coletes e remos. Além disso, foram oferecidas diversas oficinas para a prática do remo, bem como para a manutenção de embarcações em fibra de vidro. Em abril de 2014, já renomeado como Áqua Fest, teve sua primeira edição e além das competições de caiaque, incluiu também canoas tradicionais da Amazônia, canoas motorizadas (rabetas), natação de curta distância e maratona a nado. O evento contou com uma grande estrutura, incluindo arquibancadas, camarotes, palcos e plataformas na água. Além das competições, houve apresentações de espetáculos aquáticos, como flyboard e wakeboard. O sucesso foi imediato, com a iniciativa sendo bem recebida pela população, pela mídia especializada e pelos turistas. Desde então, anualmente, o festival vem se desenvolvendo e ganhando cada vez mais atenção.

Uma oportunidade para enfatizar os esportes tradicionais da área, especialmente considerando a Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, agendada para ocorrer no Pará em 2025. Além disso, ressaltar o potencial turístico de Portel, especialmente devido à influência do Rio Xingu, cujas águas cristalinas são ideais para atividades recreativas e esportivas. O município conta também com outros encantos, como igarapés e as praias do Tucano, Arucará e Vila Velha, que atraem visitantes de todas as partes.

O secretário Municipal de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer (Secult) de Portel, Idinor de Oliveira, comentou: “Portel é uma cidade privilegiada, com 1.900 quilômetros lineares de rios como o Pacajá, Anapu, Acutipereira e Camarapi, interligados com outros tantos rios e igarapés. Entendemos que devemos fomentar a manutenção da canoagem como uma cultura típica e incentivar a prática esportiva para, quem sabe, conseguirmos colocar um marajoara numa competição nacional ou internacional”.

Fonte: Rádio Clube DOL