Belém | Congresso | Meio ambiente

Belém | Congresso | Meio ambiente

 

Entre os dias 24 e 26 deste mês, Belém será palco da 22ª edição do Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. O evento abordará as questões das mudanças climáticas na Amazônia, com ênfase em uma atuação socioambiental estratégica e integrada.

Na sede do Ministério Público do Estado do Pará, mais de 30 especialistas, incluindo promotores e representantes da sociedade civil e dos povos originários, irão se reunir para discutir sobre diversos temas. O evento contará com oito painéis, abordando questões como a criminalidade ambiental organizada, o acesso à Justiça ambiental e o combate ao desmatamento e à ocupação ilegal de terras públicas.

Além disso, serão compartilhadas experiências bem-sucedidas, projetos em andamento relacionados à conservação socioambiental e mitigação das mudanças climáticas, pesquisas e estudos que inspirem novas iniciativas, além dos resultados do trabalho do Ministério Público em colaboração com outras entidades. Isso visa estimular ações estratégicas e coordenadas entre diversas instituições participantes.

 

Espera-se mais de 300 participantes, incluindo membros do Ministério Público, juízes, advogados e outros integrantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, assim como representantes de empresas, organizações não governamentais, instituições acadêmicas, órgãos ambientais públicos e membros da sociedade civil interessados.

 

O congresso está sendo organizado pela Associação de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), em colaboração com o Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA). “O congresso acontece em um momento crucial, enquanto o Brasil se prepara para sediar a COP 30 e antecipa discussões que esperamos acompanhar e participar no próximo ano durante a conferência global para o clima”, afirmou o promotor Alexandre Gaio, presidente da Abrampa.

Fonte: Site Consultor Jurídico e Site da Abrampa